Categories: saúde

SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA D E MORTALIDADE

Publicado na Revista The Lancet, o maior estudo até o momento que avaliou o impacto da SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA D na mortalidade. Um estudo de intervenção, de base populacional, duplo cego e controlado por placebo em idosos australianos.

DOUTOR, O QUE ESSE ESTUDO CONCLUIU?

Não houve redução significativa por todas as causas, incluindo câncer e doenças cardiovasculares, quando comparado àqueles que fizeram a suplementação ou não. Análises adicionais não mostrou modificação de efeito de acordo com o nível previsto de vitamina D. Análises exploratórias do IMC (excluindo os primeiros 2 anos de acompanhamento) revelou uma taxa de risco numericamente maior de morte por câncer nos indivíduos tratados com vitamina D (contrariamente ao que concluiu o estudo VITAL), sem nenhum efeito significativo na mortalidade por todas as causas.

Pesquisas mostram o papel da vitamina D em inúmeros sistemas fisiológicos e respostas biológicas, ex. homeostase (equilíbrio) do cálcio e fosfato; sistema imunológico e diferenciação celular.

Estudos observacionais revelam que o baixo nível da vitamina D está associado ao aumento de risco de desfechos adversos à saúde, tanto agudos quanto crônicos, parecendo plausível, a associação de baixos níveis dessa vitamina, uma vez do seu envolvimento com múltiplos mecanismos que implicam maior mortalidade. No entanto, ensaios de intervenção não suportam os efeitos benéficos do aumento da ingestão ou dos níveis de vitamina D, vistos nos estudos observacionais.

Outros fatores associados à saúde geral e ao estilo de vida influenciam os níveis de vitamina D. Não há um consenso internacional sobre o limiar para considerar seus níveis suficientes, mas a maioria dos órgãos consultivos consideram uma concentração de pelo menos 50 nmol/L adequadas. Já estudos observacionais, demonstram que àqueles indivíduos com níveis < 50 nmol/L teriam maior benefício.

Assim, somente seu médico poderá orientá-lo(la) da necessidade ou de SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA D. NÃO É PORQUE TRATA-SE DE UMA VITAMINA QUE NÃO FAZ MAL A SAÚDE!!!

Texto: Dr. Samuel Amanso, médico endocrinolosgista

Siga-o em sua redes sociais:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100003135112431

https://instagram.com/samuelamanso?utm_medium=copy_link

André Angelo

Gestor público, servidor na Secretaria de Estado Saúde do DF, líder comunitário.

Recent Posts

PP-DF fortalece base em Samambaia com filiação de empresário e apoio popular

O Partido Progressistas do Distrito Federal (PP-DF), liderado pela vice-governadora Celina Leão, promoveu na noite…

3 dias ago

Projeto do deputado Robério Negreiros cria índice de avaliação da qualidade do atendimento nas delegacias especializadas no amparo à mulher

A ferramenta tem como objetivo contribuir para promover a sensibilidade e a efetividade do suporte…

7 dias ago

Movimento Unificado se reúne com Secretário de Saúde para cobrar a Reestruturação da GAPS

Representantes do Movimento Unificado da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF) se reuniram na…

2 semanas ago

NO DIA DO TRABALHADOR, ASPSES-DF COBRA VALORIZAÇÃO E RESPEITO PARA A GAPS

A ASPSES-DF nesta data que tem um significado muito importante na vida de cada servidor…

3 semanas ago

Durante formatura de mais de 600 alunos, deputado Robério Negreiros parabeniza programa QualificaDF Móvel: “Compromisso com a inclusão”

O distrital destacou a importância da iniciativa e elogiou a sensibilidade do governo do DF…

3 semanas ago

Movimento Unificado busca apoio para cumprimento do acordo feito com GDF para reestruturação da GAPS

Na manhã desta terça-feira (29), representantes do Movimento Unificado da SESDF estiveram reunidos com o…

3 semanas ago