O uso de vitamina C (Ácido ascórbico) na prevenção e tratamento de doenças respiratórias como Resfriado Comum é um tema extremamente controverso – é isso não é de hoje.
Nesse estudo, objetivou-se determinar se a SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA C, diminui a incidência, duração e gravidade do RESFRIADO COMUM, quando utilizada diariamente X no início dos sintomas da doença.
A meta-análise incluiu 29 ensaios clínicos, envolvendo 11.306 participantes, para estabelecimento da razão de risco (RR) de desenvolver um resfriado enquanto tomava vitamina C regularmente. A maioria dos estudos incluídos nessa meta-análise foram randomizados e duplo-cegos, não sendo observado nenhum efeito consistente da vitamina C na duração ou gravidade dos resfriados nos estudos terapêuticos.
Assim, a falha da suplementação de vitamina C em reduzir a incidência de resfriados na população em geral indica que A SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA C DE ROTINA NÃO É JUSTIFICADA, muito embora possa ser útil para pessoas expostas a breves períodos de exercícios físicos severos. A suplementação de vitamina C não previne ou trata doenças respiratórias, a ex. do Resfriado Comum, porém testes regulares demonstraram que a vitamina C reduziu a duração desses quadros, mas tendo sido replicado esses resultados nos poucos testes terapêuticos realizados. Porém, dado o efeito consistente da vitamina C sobre a duração e gravidade dos resfriados nos estudos regulares de suplementação, o baixo custo e segurança, pode sim valer a pena para os pacientes com resfriado comum testarem individualmente se a vitamina C terapêutica é benéfica, ou não, para eles.
Na dúvida, consulte um profissional médico, de sua confiança!!! Afinal, não é por se tratar de VITAMINAS, que seu excesso não faz mal à saúde!!!
Ah, auto-medicação é expor-se a um risco desnecessário, ok?!
Siga-o em sua redes sociais:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100003135112431
https://instagram.com/samuelamanso?utm_medium=copy_link
Em reunião na tarde de hoje (27), entre a articuladora institucional do Movimento Unificado, Silene…
A carreira GAPS da SESDF, composta por Técnicos, Assistentes e Auxiliares de saúde, que atuam…
O programa conta com diretrizes voltadas ao atendimento integral com serviços de saúde, educação, cultura,…
Mudanças no comando da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SESDF (SUGEP), traz uma servidora…
Entre os dias 10 e 14 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e…
Diretores da ASPSESDF se reuniram com o Deputado Distrital Eduardo Pedrosa, Presidente da Comissão de…