Categories: saúde

O METABOLISMO DIMINUI COM A IDADE???!!!

SIM, INFELIZMENTE…

Um estudo multicêntrico, com 6,4 mil pessoas de 8 a 95 anos, publicado na revista Science, revelou: o metabolismo permanece intacto na “meia idade”, atingindo seu pico com um ano, permanecendo estável dos 20 aos 60 anos, quando então, inicia um processo de declínio inexorável.

O metabolismo traduz pela energia necessária para manter o organismo funcionando, seja músculos ou mesmo gordura e, quanto maior o “tamanho do corpo”, maior a quantidade de energia = calorias necessárias para mantê-lo.

Segundo John Speakman, um dos pesquisadores, da Universidade de Aberdeen, na Escócia: “A coisa mais surpreendente para mim é que não há mudança durante a vida adulta — se você está vivendo uma crise da meia-idade, não pode mais culpar o declínio da taxa metabólica.” (A ex. da “formação da barriguinha” na meia-idade!!!)

Outras surpresas vieram a partir desse estudo: não houve aumento metabólico durante a puberdade ou gravidez e nenhuma desaceleração perto da menopausa. Além de enfatizar a importância do metabolismo nos primeiros anos de vida para o desenvolvimento do corpo humano, logo, a desnutrição infantil pode ter consequências ao longo da vida.

“Quando as pessoas falam sobre metabolismo, pensam em dieta e exercícios — mas é mais profundo do que isso. Na verdade, estamos observando seu corpo, suas células, em ação”, diz o professor Herman Pontzer, da Universidade Duke (EUA), outro participante do estudo.

A compreensão do metabolismo pode ter impactos na medicina, a ex. ajudando a revelar se os cânceres se espalham de maneira diferente conforme o metabolismo muda e se as doses de medicamentos devem ser ajustadas durante as diferentes fases. Além do que, se drogas que modificam o metabolismo podem retardar doenças da velhice.

Rozalyn Anderson e Timothy Rhoads, da Universidade de Wisconsin (EUA), ressaltam a importância de “novas descobertas sobre o metabolismo humano” e concluem que “não pode ser coincidência” que doenças da velhice surgem no momento em que o metabolismo decai.

Texto: Dr. Samuel Amanso, médico endocrinolosgista

Siga-o em sua redes sociais:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100003135112431

https://instagram.com/samuelamanso?utm_medium=copy_link

André Angelo

Gestor público, servidor na Secretaria de Estado Saúde do DF, líder comunitário.

Recent Posts

PP-DF fortalece base em Samambaia com filiação de empresário e apoio popular

O Partido Progressistas do Distrito Federal (PP-DF), liderado pela vice-governadora Celina Leão, promoveu na noite…

2 dias ago

Projeto do deputado Robério Negreiros cria índice de avaliação da qualidade do atendimento nas delegacias especializadas no amparo à mulher

A ferramenta tem como objetivo contribuir para promover a sensibilidade e a efetividade do suporte…

6 dias ago

Movimento Unificado se reúne com Secretário de Saúde para cobrar a Reestruturação da GAPS

Representantes do Movimento Unificado da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SESDF) se reuniram na…

2 semanas ago

NO DIA DO TRABALHADOR, ASPSES-DF COBRA VALORIZAÇÃO E RESPEITO PARA A GAPS

A ASPSES-DF nesta data que tem um significado muito importante na vida de cada servidor…

2 semanas ago

Durante formatura de mais de 600 alunos, deputado Robério Negreiros parabeniza programa QualificaDF Móvel: “Compromisso com a inclusão”

O distrital destacou a importância da iniciativa e elogiou a sensibilidade do governo do DF…

3 semanas ago

Movimento Unificado busca apoio para cumprimento do acordo feito com GDF para reestruturação da GAPS

Na manhã desta terça-feira (29), representantes do Movimento Unificado da SESDF estiveram reunidos com o…

3 semanas ago