SIM, INFELIZMENTE…
Um estudo multicêntrico, com 6,4 mil pessoas de 8 a 95 anos, publicado na revista Science, revelou: o metabolismo permanece intacto na “meia idade”, atingindo seu pico com um ano, permanecendo estável dos 20 aos 60 anos, quando então, inicia um processo de declínio inexorável.
O metabolismo traduz pela energia necessária para manter o organismo funcionando, seja músculos ou mesmo gordura e, quanto maior o “tamanho do corpo”, maior a quantidade de energia = calorias necessárias para mantê-lo.
Segundo John Speakman, um dos pesquisadores, da Universidade de Aberdeen, na Escócia: “A coisa mais surpreendente para mim é que não há mudança durante a vida adulta — se você está vivendo uma crise da meia-idade, não pode mais culpar o declínio da taxa metabólica.” (A ex. da “formação da barriguinha” na meia-idade!!!)
Outras surpresas vieram a partir desse estudo: não houve aumento metabólico durante a puberdade ou gravidez e nenhuma desaceleração perto da menopausa. Além de enfatizar a importância do metabolismo nos primeiros anos de vida para o desenvolvimento do corpo humano, logo, a desnutrição infantil pode ter consequências ao longo da vida.
“Quando as pessoas falam sobre metabolismo, pensam em dieta e exercícios — mas é mais profundo do que isso. Na verdade, estamos observando seu corpo, suas células, em ação”, diz o professor Herman Pontzer, da Universidade Duke (EUA), outro participante do estudo.
A compreensão do metabolismo pode ter impactos na medicina, a ex. ajudando a revelar se os cânceres se espalham de maneira diferente conforme o metabolismo muda e se as doses de medicamentos devem ser ajustadas durante as diferentes fases. Além do que, se drogas que modificam o metabolismo podem retardar doenças da velhice.
Rozalyn Anderson e Timothy Rhoads, da Universidade de Wisconsin (EUA), ressaltam a importância de “novas descobertas sobre o metabolismo humano” e concluem que “não pode ser coincidência” que doenças da velhice surgem no momento em que o metabolismo decai.
Siga-o em sua redes sociais:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100003135112431
https://instagram.com/samuelamanso?utm_medium=copy_link
Em reunião na tarde de hoje (27), entre a articuladora institucional do Movimento Unificado, Silene…
A carreira GAPS da SESDF, composta por Técnicos, Assistentes e Auxiliares de saúde, que atuam…
O programa conta com diretrizes voltadas ao atendimento integral com serviços de saúde, educação, cultura,…
Mudanças no comando da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SESDF (SUGEP), traz uma servidora…
Entre os dias 10 e 14 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e…
Diretores da ASPSESDF se reuniram com o Deputado Distrital Eduardo Pedrosa, Presidente da Comissão de…