E lá se vão quase 02 anos de Pandemia. Ainda existem muitas dúvidas sobre o SARS-CoV-2, mas também algumas certezas já temos e, uma delas é essa: SIM, A DEFICIÊNCIA DE VITAMINA “D” ESTÁ ASSOCIADO A MAIOR RISCO DE INFECÇÃO PELA COVID-19.
A maioria dos indivíduos obtém seus níveis de vitamina D através da exposição solar. Nos EUA, existem alimentos fortificados com a mesma, a exemplo do leite, suco de laranja e cereais matinais. Nas altas latitudes, as pessoas com maior quantidade de melanina na pele, têm níveis mais baixos de vitamina D, pois sua pele não produz tanto em resposta à luz solar.
Um estudo publicado no Journal of the National Medical Association apontou que a deficiência de vitamina D (níveis < 20 ng/ml) é, provavelmente, um importante fator de risco por trás do número de casos e mortes pela doença, especialmente indivíduos negros e de origem latina, nos EUA.
Um análise realizada pela Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, revelou que 39,2% dos indivíduos apresentavam a deficiência, sendo a mesma maior em subpopulações, a exemplo de indivíduos com obesidade, diabetes tipo 1 ou 2 – todos associados a resultados piores da COVID-19.
No entanto, os resultados dos inúmeros estudos ainda são insuficientes para avaliar os benefícios e danos do rastreamento em adultos assintomáticos. No entanto, já existem evidências de que a vitamina D é útil em atenuar as respostas imunológicas, prevenindo as “tempestades de citocinas” (inflamação exacerbada) vista em alguns pacientes com a doença. No entanto, essa atenuação pode não ser benéfica em termos de ajudar na resposta do anticorpo.
Por fim, independente da vitamina D proteger contra a COVID-19, níveis adequados são extremamente importantes para a manutenção da saúde óssea e evitá-la deve ser sempre uma meta. Assim sendo, se a dieta não incluir leite fortificado com vit D ou produtos naturais como peixe, a suplementação diária de 600-1000UI fornece uma boa garantia, ao menos para a maioria da população.
E aí, você sabe se seus níveis de vitamina D estão OK?
Siga-o em sua redes sociais:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100003135112431
https://instagram.com/samuelamanso?utm_medium=copy_link
Em reunião na tarde de hoje (27), entre a articuladora institucional do Movimento Unificado, Silene…
A carreira GAPS da SESDF, composta por Técnicos, Assistentes e Auxiliares de saúde, que atuam…
O programa conta com diretrizes voltadas ao atendimento integral com serviços de saúde, educação, cultura,…
Mudanças no comando da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SESDF (SUGEP), traz uma servidora…
Entre os dias 10 e 14 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e…
Diretores da ASPSESDF se reuniram com o Deputado Distrital Eduardo Pedrosa, Presidente da Comissão de…